Por Richard Bathurst – Gostaria de recomendar aos leitores do Geosynthetica a seguinte publicação disponível gratuitamente: CUR 243 – Durabilidade de Geossintéticos.
Este documento redigido em inglês foi recomendado pela organização com sede nos Países Baixos CUR Bouw & Infra. Este foi escrito por J.H. Greenwood, HF Schroeder e W. Voskamp e revisado por um comitê internacional. O Comitê CUR 187 em Durabilidade de Geossintéticos supervisionou o projeto.
“Durabilidade de Geossintéticos” é um resumo atualizado, abrangente e bem escrito do estado-da-arte no que diz respeito à durabilidade de geotêxteis, geogrelhas e mantas drenantes (mas exclui geomembranas e GCLs). O prefácio do relatório contém uma declaração clara dos objetivos e escopo:
“A publicação é voltada para o uso de engenheiros civis que têm um conhecimento limitado de engenharia química ou tecnologia de polímeros, mas que têm de verificar a vida útil e são conscientes da degradação dos geossintéticos e também têm conhecimento de projeto com fatores de redução, como por exemplo, em aplicações de reforço “.
“Ao mesmo tempo, a publicação apresenta um relatório do estado-da-arte dos mais diversos métodos que estão disponíveis para testar e avaliar os mecanismos que limitam sua vida útil. O artigo descreve os métodos de avaliação e de como realizar uma avaliação. Esta avaliação só pode ser feita por especialistas. Os nomes dos institutos de testes credenciados e organismos de certificação são dadas.”
O relatório pode ser baixado em:
https://www.geosynthetica.com/wp-content/uploads/Publication243_Durability_C187.pdf